Pular para o conteúdo

O uso de elásticos intra-orais na ortodontia!

1 de agosto de 2010
Elástico classe II

dois elásticos usados ao mesmo tempo

Durante o seu tratamento ortodôntico, você foi solicitado a usar elásticos intra-orais. E agora?

Estes elásticos são pequenas borrachas circulares que são encaixadas nos ganchos do seu aparelho. Apesar de gerar um certo incômodo, são muito importantes!

Os elásticos intra-orais servem para aperfeiçoar e acelerar seu tratamento ortodôntico. Eles ajustam a mordida melhorando o encaixe dos dentes, mas também podem ser usados para ancoragem (servir de apoio para tracionar dentes) ou para fechamento de mordida aberta (falta de encaixe entre as arcadas dentárias).

Há bastante tempo os elásticos intra-orais são usados em diversas posições, sempre unindo a arcada superior à inferior. Resultados fantásticos têm sido alcançados com esta técnica! Tanto é que hoje em dia, 90% dos pacientes precisam usar elásticos em algum momento do seu tratamento ortodôntico.

Existe, porém, um problema quanto ao uso destes elásticos. É que seu uso depende da colaboração e persistência do paciente. “Se a pessoa não usar os elásticos todos os dias com duração mínima de 12 horas o efeito pode ser nulo ou mínimo. O paciente deve usar estes dispositivos 7 dias por semana” – Explica o Cirurgião-Dentista Dr. Luiz Fernando Carvalho.

Alguns pacientes acham os elásticos um pouco antiestéticos, principalmente quando são posicionados nos dentes da frente, por isso ficam inibidos de usá-los em eventos sociais. Mas essa não é a única causa da falta de colaboração dos pacientes. Infelizmente, algumas pessoas têm dificuldade de organização pessoal e não conseguem estabelecer uma rotina que favoreça o uso dos elásticos no seu dia a dia. Outras pessoas se adaptam tão bem à técnica que em alguns meses já corrigem os dentes e não mais precisam usar essas borrachinhas.

Para fazer a diferença e terminar seu tratamento com um “sorriso modelo” capriche no uso dos elásticos, aqui vão algumas dicas:

-leve os elásticos para onde você for, pois pode ser que algum se quebre e seja preciso substituir. E lembre de troca-los a cada dia ou a cada dois dias pois eles vão perdendo a força.

-se tiver dificuldade para colocar o elástico em posição experimente uma ajuda com um palito de dentes.

-sempre mantenha a direção e a inclinação dos elásticos. Nunca mude os dentes de apoio.

-se os ganchos de apoio quebrarem ou o braquete descolar suspenda o uso do elástico. Se estiver usando elástico dos dois lados da boca, continue a usar elástico somente do lado em que não quebrou a peça.

-é permitido comer com os elásticos. Quem não tira os elásticos nem para se alimentar experimenta grande avanço no tratamento. Infelizmente muitas pessoas não conseguem.

-Aproveite horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!

-Dentes doloridos ao mastigar, dores musculares, dor de cabeça e até a sensação de “dente mole” são relatadas às vezes. Neste caso, seja persistente e continue usando os elásticos, pois dentro de semanas a mordida tende a se ajustar, diminuindo estes problemas!

- De nada adianta usar elásticos mais rígidos ou colocar dois elásticos um em cima do outro para “ver se o dente anda mais rápido”. O que vale aqui é a freqüência e duração e não a intensidade da força!!  Lembre-se “não adianta passar o mês todo sem regar uma plantinha e, para compensar, jogar um balde de água depois”.

-Se o seu dentista prescreveu elásticos intra-orais é porque você já superou muitas fases do seu tratamento ortodôntico. Por isso, parabéns por ter chegado até aqui! Ao superar o desafio dos elásticos você estará mais perto de um sorriso perfeito em beleza e função! Boa Sorte! Você é capaz!!

-lembre-se que terminar o tratamento direitinho favorece a estabilidade do resultado do seu tratamento!

Se ainda tiver um tempinho veja um vídeo com resultados do aparelho e dos elásticos:http://www.youtube.com/watch?v=6IuHV7xh2L4&feature=fvw

About these ads

From → Ortodontia

97 Comentários
  1. Cristiane Link Permanente

    Adorei a explicação, o meu tratamento começou a pouco tempo mas o meu dentista já me disse que terei que usar muito destes elasticos, com estas dicas estarei mais preparada.

  2. estou usando esses elásticos ja tem alguns dias, realmente incomoda bastante, infelizmente não consigo mastigar com eles e nem dormir com os elásticos….mas uso eles praticamente o dia todo……

    • Cleonice Link Permanente

      Eu também estou usando os eláticos, realmente incomoda basta tenho tido muitas dores de cabeça… mas, tenho notado também melhora na mordida, por isso vale a pena…

    • Obrigada doutor pela excelente explicação! Ontem coloquei os elásticos e está doendo bastante :( mas tenho que continuar firme para terminar esse tratamento e ficar com o sorriso perfeito!

  3. eu uso aparelho 5meses ,e na proxima manutençao colocarei estes elasticos….. acho que por uns 5meses e estarei livre dele e depois coloco aparelho movel que sera mais trnquilo…

  4. Lorrany Link Permanente

    Eu uso aparelho a 7 meses, e ja estou usando o elastico… ontem fui no dentista ele me deu.
    Realmente incomada bastante :/ meu dente esta bem dolorido, so tiro o elastico para comer.

  5. Gostei do blog!
    tirou todas as minhas duvidas
    sobre aparelhos ortodônticos!

    Parabéns.

  6. Douglas Link Permanente

    Eu na verdade… consigo comer com os elásticos! Eu estava tão preocupado por não conseguir colocar os elásticos toda vez que eu me alimentasse, mas… eu consigo! Essa explicação me ajudou muito!

  7. Patrícia Link Permanente

    Usei um mês os elásticos só num lado e só á noite.. Nas primeiras noites, custou. Ontem começei a usar os elásticos a tempo inteiro.. E hoje estou com os dentes bastante doridos. Mas a força de vontade é maior e mais persistente..

  8. Patrícia Link Permanente

    Ahhh.. E consigo comer com eles postos, só tiro para lavar os dentes e trocar. :)

  9. gabriel Link Permanente

    ja uso aparelho a 1 ano e 1 mes , uso elastico faz uns 7 meses ja , meu dentista falo q em março termino o tratamento e ponho o movel, no começo incomoda muito mas aos poucos vc sente q melhora e vale a pena

  10. Mauricio Link Permanente

    eu queria saber quanto tempo vou usar esses elasticos , eu comecei o tratamento a pouco tempo e ja vou usa-lo , meu dentista falou que vou usar 4 , dois de cada lado da boca , e meu aparelho é o Damon system o que falam que é mais eficiente

  11. uso aparelio há 6 meses estou usando elastico faz 9 dias e nao é tao desconfortavel assim.

  12. Valeu pela dica, eu já iria tirar. Vou aguentar a dor.

  13. tbm estou usando esses elasticos e ainda mais na frente e nao de lado , no começo e dificil mesmo, nao consigo comer com eles por ser na frente, mas consigo passar o dia e dormir com eles tbm

  14. Comecei usando o aparelho fixo chamado auto-ligável que teoricamente resolveria minha mordida cruzada posterior unilateral. Como com o passar de 1 ano, nada aconteceu, comecei a usar o elástico passando da face lingual dos dentes da arcada superior à face vestibular nos dentes da arcada inferior.
    Confesso que com a correria do meu dia a dia, deixava de colocá-lo, mas após ler a matéria, me convenci a criar a rotina de usá-lo 24 H por dia.
    Felizmente eu consigo dormir e mastigar usando-o.
    Vamos ver se agora resolve.
    Abraços e parabéns!!!

  15. eu estou usando mais minha dentista falou que o meu so tenho que usar quando for Dormi

  16. meu tratamento ja dura quase 2 anos, e essa semana coloquei o elástico.Muita dor de cabeça e em todos os dentes.Só tiro pra comer, e rapidinho coloco de volta.Durmo e passo o dia com ele.Apesar da dor,sei que vai valer a pena.Boa sorte para todos nós no tratamento :)

  17. Thayane Link Permanente

    Coloquei elastico a 1 dia,meu dentista disse q só posso tirar pra comer,mas quando eu tiro doi d+ e passa, ai eu coloco dinovo e doi +++…entao agora to comendo com ele …ta dando certo,mas doi do msm geito e quando os dentes batem sem querer aiii doi viu mto, da vontade até de chorar… mas vou persistir quanto mais rapido melhor né!

  18. Milene Lima Link Permanente

    Amei este site,o senhor aparenta ser um otimo profissional e que manda muito bem no que faz, Deus abençoe sempre!

  19. Não tem outro jeito ? eu odeio esses elásticos ;@

  20. Fernanda Link Permanente

    Comecei a usar os elásticos há pouco tempo. Nos primeiros três dias senti muita dor (não apenas nos dentes, mas também na musculatura do rosto); fiquei tão sensível que cheguei a ter um pouco de febre, porém não interrompi o uso desnecessariamente. Hoje, uma semana depois, estou bem; consigo até mesmo comer usando os elásticos. Durmo com eles, uso o dia inteirinho e praticamente só retiro para realizar a higienização.

  21. Rodrigo Camargo Link Permanente

    Poxa, gostei muito de sua puiblicação. Muito obrigado.

  22. Luiz Fernando, estou usando esses elásticos intra-orais há 3 dias e gostaria de saber se devo trocar as mesma diariamente ou somente quando uma delas se rompem?
    Desde já agradeço.

  23. leandra souza Link Permanente

    eu uso elastico bem no dente da frente por que passei por uma cirurgia de exposição pois quando era mais nova eu cai e o dente nem amolecia nem nada aii uma dentista veiu e rancou o de leite e nada do dente fixo vir ai passei por varias cirurgias ate hj ja fiz umas 4 e que raiva achei que o que contasse fosse a força da borrachinha e estava fazendo bem como diz ai usando 2 elasticos um por cima do outro bah que triste :’(

  24. Larissa Azevedo Link Permanente

    Adorei as dicas!
    Não sabia que é preciso comer com os elásticos, eu os coloquei a dois dias, só que os tiro quando vou comer, escovo os dentes e os coloco novamente. Sempre durmo com eles. Não incomoda para dormir, só para comer.

    Vou passar a usá-los para comer também.

  25. Rodrigo Link Permanente

    Uso aparelho a mais de 5 anos, e sempre fiz uso dos elasticos, usei de todas as formas que possam imaginar, me sentia um pouco incomodado quando tinha que usar na frente, pois sempre trabalhei com o publico por isso alternava um dia sim outro não, mais sempre que chegava em casa era constante o uso. Hoje estou no final do tratamento, e recomendo: vale muito usar esses elasticos!!

  26. edivania Link Permanente

    ola estou usando os elastiquinhos so que o meu e dois elastiquinhos dos lados fazendo triangulo e dois na frente fazendo quadrado sao exatamente 6 outro dia fui dormi acordei falatndo um , o que acontece se engolir ?por que to sentindo dores fortes no estomago sera que pode ser o elastiquinho?tire minha duvida to ate querendo dispensar esses elastiquinhos mas ja vao fazer tres anos que eu uso aparelho e é a 1 vez que me acontece me ajuda bjussssss;;;

    • Nao se preocupe por ter engolido o elástico, isto não causa problema nenhum. É provavel, inclusive que vc nao tenha engolido. Ás vezes a pessoa remove o elastico inconcientemente ou ele pode ter caido na sua cama ou coisa parecida. Quando a pessoa engole, isto não causa dor de estomago!

  27. edivania Link Permanente

    oi e eu ttbm tenho problemas de ranger os dentes a noite e os meus elastiquinhos e bem miudinho facinho de estourar sera que tem algum jeito de naum usar mais eles no meu modo de ver meus dentes ja estao certos mas eu naum sei por que ela naum me libera so vai adindo ela disse q ia tirar emk abril depois em setembro agora so em dezembro naum sei quando ela vai dizer o dia certo, de tirar meu aparelho , mas ja estou de saco cheio desse aparelho por que me incomoda muito esses elasticos me deixa com vergonha por que sao 6 na boca imagina trabalhar numa fabrica com varias pessoas vc tem que conversar com elas elas ficam olhando so pra minha boca q vergonha q eu faço me de uma opiniao axo q ela so ta me tirando dinheirokkkkkk

    • neste caso, pode estar havendo dificuldade de engrenamento final dos dentes… O aparelho geralmente causa esse tipo de sensação de saturação ou aborrecimento, por ser um tratamento de longo ou medio prazo.. No teu caso aconselho pedir uma conversa com sua profissional para que ela possa te explicar melhor, ok? boa sorte!

  28. Entao, eu estou usando esses elasticos, mas, eu os uso a manha inteira e a noite inteira,e os tiro a tarde pra ir pra escola… Tem algum problema em tira-los a tarde?

  29. eu uso aparelho a um ano…durante 10 meses eu usei um aparelhinho no meu céu da boca que alargava minha boca…pq era muito estreitinha….só que apenas o lado esquerdo abriu totalmente, o direito ainda falta mais um pouco, na próxima consulta começarei com os elasticos. ela colocou mais um anel em cada lado da boca com umas bolinhas que ligarão os elasticos to meio ansiosa….tomara que não doa, pq sofri muito com o aparelhindo do céu da boca…ele furava muito, pareciam 2 agulhas, mais ainda bem que já tirei……pessoal não desistam, pq no final o resultado é perfeito.

  30. Matheus Link Permanente

    Se eu ficar abrindo a boca, como se estivesse bocejando, esticando os elásticos, influencia na rapidez no tratamento ?

    • Não seria interessante, nem aconselho fazer isso… Use o elástico e deixe ele agir por si

      • Ah ,não é apenas isso,ultimamente tenho sentido mt cansaço na hora de mastigar isso faz parte dos sintomas do texto?Eu sinto um pouco de dificuldade na hora de fechar a boca,sinto um desconforto,dores incômodas nos maxilares…Mais eu aprendi a comer com os elásticos :) Ah,e dizem que qnd vc faz um clareamento seus dentes ficam moles é verdade?Eu quero fazer um depois q tirar meu aparelho :)

      • Giovanna clareamento NÃO deixa os dentes “moles”!

  31. uso aparelhos a sete anos e so agora to usando eslaticos nas laterais to muito triste pois meus dentes nao vai ficar 100 por cento

  32. Eu uso aparelho há 1 ano e 5 meses e desde então nunca usei nenhum “acessório” além do aparelho normal. Porém agora meu dentista pediu que eu usasse esses elásticos para corrigir uma falha milimétrica na mordida. Creio que valerá a pena!

  33. Pode ser, siga seu dentista

  34. Eu uso aparelho ha 8 meses e passei usar o elástico ha 2, mas na ultima consulta( 05/12), minha dentista mudou a forma de usa-lo, deixando um triangulo entre a presa de cima c/ a de baixo.Só q tem um porém, eu não consigo comer da forma que está,pois ela arrebenta c mta facilidade. É possivel se alimentar com ela nessa posição? Quero que seja o mais eficaz possível.

  35. Uso aparelho já faz 7 anos,comecei com os elásticos agora,a dor é imensa D: e foi muito boa a explicação,pois nao sabia que pode comer com eles :D vamos tentar né kkk

  36. ribamar Link Permanente

    Existe algum dano a saúde se por acaso o paciente no decorrer do tratamento engolir o elástico intra-oral?

  37. Polyana - Goiânia Link Permanente

    Mais esclarecedor que a profissional que me acompanha.rs Obrigada!

  38. Raphaela Link Permanente

    É muito bom se informar,mas acho dificil comer com esses elásticos.Estou usando um só, na frente,só tiro pra comer.A minha mãe se incomoda, imagina se eu tivesse que colocar um monte desses elásticos, só tenho que usar um…

  39. Olá, a dois dias perdi meu pacotinho com os elasticos, gostaria de saber se existem tipos diferentes de elasticos ou eu posso usar outros que tenho em casa que sobraram do tratamento de meu irmão?

    • geisi, o mais recomendado é que você procure seu dentista pois existem diferentes tamanhos de elásticos e resistencias diferentes tambem, os elásticos antigos do seu irmão podem estar ressecados…

  40. Olá!Uso aparelho há um bom tempo,e meu dentista disse que se eu usar os elásticos direitinho eu vou poder tirar o aparelho no final do ano. é possivel uma arcada com mordida aberta ficar direitinha com mais 6 meses de uso constante?Meus dentes já estão alinhadinhos :):Eu coloco borrachinhas novas duas vezes ao dia:de manhã e à noite pq sinto como se puxasse mais as arcadas…

  41. Eu uso aparelho inferior há um ano e superior há apenas 6 meses e já uso os elásticos a 6 meses (desde que botei o aparelho superior). Não sinto absolutamente nenhuma dor com os elásticos, gostaria de saber se isso é normal.. além disse, o minha dentista lixa alguns dentes meus os da frente. diz que é para abrir espaço, porque senão meus dentes podem saltar para frente, já que são bem juntinhos..ando sem saber se posso confiar, de fato.

  42. uso aparelho faz 2 anos e meio, já estou no final do tratamento. ontem fui ao dentista e ele me disse que terei de usar essas borrachinhas.

  43. Nara Mendonça Link Permanente

    Coloquei hoje os elásticos… O meu dentista disse que se eu chegar daqui um mês e tiver tudo certinho, eu já poderei tirar o aparelho. Graças a Deus, hahaha.

  44. nossa gostei vc está de parabéns!
    estou com 1 ano e 1 mes usando o aparelho agora qi coloquei ks elástico… tem algum problema eu usar a noite inteira ao dormir

  45. Nathalia Correia Link Permanente

    Mto Obrigada!
    depois de ler esse texto criei coragem para enfrentar o mostro dos elasticos…kkk
    Obrigada mesmo…

  46. Acredito que comendo com os elásticos, já vou treinando minha mordida, ela vai se adaptando com o auxilio dos elásticos. Uma dúvida, durante a noite, quando coloco para dormir, adianta alguma coisa? pois não estarei fazendo nenhum movimento com a boca (falando por exemplo), e o elástico não precisa de algum movimento para exercer uma pressão, ou mesmo com a boca fechada ele tem serventia?

  47. StephanieBocci Link Permanente

    Quando tem que usar elásticos é porque já esta na parte final do tratamento? quanto tempo arruma a mordida com esses elásticos?

  48. StephanieBocci Link Permanente

    Muito obrigada Luiz, bom eu usei aparelho 3 meses em outra dentista, e agora estou tratando com outra, e essa que estou, falou que vou ter que ficar 1 ano meio será que arruma os dentes antes? porque meus dentes estão certinho só falta ajustar a mordida, agora não entendo ficar esse 1 ano ainda!!

    • Muito difícil pra mim te explicar isso
      O q vai valer é a relação de confiança entre vc e sua dentista. ..

    • Os ajustes mais fáceis de enxergar são os de alinhamento e nivelamento dos dentes entre si. Há porém outros objetivos do tratamento ortodôntico como engrenamento entre as arcadas no sentido vertical e horizontal coordenação dos arcos e intercuspidação esses defeitos sao mais difíceis de se ver por isso você nao entende o porquê de passar mais algum tempo com o aparelho. …

  49. Faz cinco meses que uso aparelho, coloquei os elásticos ontem. É apenas um elástico de cada lado mas ele liga o dente aonde esta o anel superior e vai fazendo zigue-zague até o canino inferior. Eu uso também uma placa móvel pois meu dente superior pega no aparelho inferior, estou usando os dois elásticos e a placa. Minha boca abre apenas dois milímetros, logo devo tirar apenas para comer e fazer higienização. É normal doer muito, e ter a sensação de que seus dentes estão se movimentando? Não consegui nem dormir de noite de tanta dor. Eu não consigo nem falar. Minha mandíbula ta doendo demais! Esses sintomas normalmente desaparecem né ou vai ficar doendo até eu tirar os elasticos? Por ela ter colocado esses elásticos pode significar que estou prestes a tirar o aparelho?

    • A idéia desse tratamento é melhorar sua mordida verticalmente. Fale com sua dentista para analisar alguma maneira de fazer você superar melhor o incomodo. ..

  50. Olá tudo bem? Estou na reta final do meu tratamento ortodôntico, minha dentista me garantiu que retiro o aparelho até janeiro do ano que vem. O problema é que ela colocou essas “benditas” borrachinhas nas laterais e dói muito. Eu tinha acabado de fazer um tratamento de enxaqueca e só foi colocar essas borrachinhas que as dores de cabeça voltaram. Pra mim é muito ruim isso. Por favor, me esclareça uma coisa: se eu não usar essas borrachinhas o que acontece? Não quero ter que ficar tomando medicamentos para dor de cabeça todos os dias…O não uso dessas borrachinhas prejudicam muito o tratamento?

  51. Daniela Link Permanente

    Olá.. Coloquei hj o elástico, e estou me alimentando com ele, naõ é taõ ruim, já sofri muito mais com o aparelho!!

  52. Niquele Link Permanente

    Uso aparelho faz 8 meses e agora coloquei esses elásticos, é muito desconfortável além de doer bastante, mas só tiro para comer e quando tiro chega dar um alivio

  53. Aila Lima Link Permanente

    Dicas esclarecedoras, não tinha noção da importancia e função real antes de ler esse artigo, estava pensando em “relaxar” a frequencia do uso pelo incomodo e dor, mas agora que li isso vou usar o maximo para fazer efeito logo..
    Obrigada!

  54. Muito boas as explicações.. E quantas vezes por dia devemos trocar as borrachinas?

  55. comecei a usar hoje. meu dentista disse que se eu usar direto. em um mês fica perfeito. eu uso um elástico pra cada lado mas ele passa pegando 4 dentes tipo “costurando” eles dois de cima e dois de baixo. não consigo comer nem abrir a boca direito. =/

  56. Devo trocar meus elásticos com que frequência?

  57. manuela Link Permanente

    Bom, eu coloquei hoje, e estéticamente falando, não é uma coisa muito bonita. (Pelo menos em mim) haha!! Mas eu tenho uma duvida, se voces tiverem a resposta, por favor me respondam. Eu uso a manhã inteira, ai depois das 13hrs eu não uso, primeiro porque eu fico ridicula e segundo que não consigo falar normalmente. Quando eu chego da escola, as 17:30 eu coloco denovo e só tiro no dia seguinte. Voces acham que eu estou agindo corretamente?
    Obrigado.

  58. EricaPonte Link Permanente

    Minha mordida nao e tao aberta mais queria saber por quanto tempo devo usa las pro meu sorriso ficar perfeito.

  59. Muito boa explicação doutor. Tirou todas as minhas dúvidas. Nota 10!!

  60. patricia de las mercedes espinoza munoz Link Permanente

    meu deus que dor tenho 58 anos e faz um ano que coloquei aparelho e faz uma semana que coloquei as tal borrachinhas mas doi demais desde que coloquei so como papinha mas so tiro para comer eu não sabia que podia comer então vou tentar comer com elas para ver se tiro isso mais rápido mas eu não sei se não vai colocar outra não quero nem pensar, e dor demais .Minha pergunta e a seguinte !! sera por cusa da minha edade que doi tanto tudo o que eu tenho feito .

    • Geralmente pra comer vc pode arriscar usar quando nao atrapalha ok?
      Quanto às dores nao sei te afirmar se idade tem a ver…
      De qq forma veja se analgésicos podem atenuar (evite anti inflamatórios)

  61. Tem um melhor horario pra troca o elastico? (manha ou noite) ?

  62. marcella Link Permanente

    Estou usando um elastico que vai de um canino superior ao do lado oposto de baixo, está doendo muito. Gostaria de saber qual o tempo médio de uso nessa posição?

    • Marcella sou dentista mas a esta pergunta eu não sei responder pois vai depender do teu problema dentário o tempo médio de correção com elásticos é de 3 a 4 meses se o paciente for disciplinado mas cada caso é um caso

    • marcella Link Permanente

      O que acontece é que as linhas dos dentes de baixo não coincidem com os dentes de cima, o dentista disse que tem que chegar no meio certinho. Não sei se isso é devido a um problema na ATM que eu tenho, onde sinto um grande desvio de um lado ao abrir a boca e parece que a mordida não se encaixa direito,mas não é uma coisa muito perceptível. De qualquer forma obrigada pelos esclarecimentos. :)

  63. Juliette Link Permanente

    meu problema é alinhar os dentes de baixo com os de cima, estou usando em 8 dentes (ligando cima e baixo toda a parte da frente)!!! começei essa semana, mas como os elasticos cobrem a boca toda, fica muito ruim de falar e muito feio, por isso, não uso durante as 8h e 12h, 20h e 23h (durante cursos). DE resto, uso durante toda noite e resto do dia, e finais de semana. Meu dentista disse que eu usaria por um mês, queria saber se o provável é isso mesmo ou precisarei de mais tempo?

  64. Sim ajuda a fechar espaços de extração inclusive diminui o tempo de tratamento!

  65. No mínimo 3 meses em média

  66. Antecipe sua consulta com seu dentista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 174 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: