Pular para o conteúdo

elástico separador – essencial para bandas ou anéis ortodônticos

31 de agosto de 2011

Elástico separador é uma argola de borracha que serve para afastar dentes vizinhos.

 

O espaço criado entre os dentes serve para colocar anel ou banda ortodôntica, veja foto:

a banda ortodôntica
Anel ou banda serve para apoiar a peça do aparelho

O elástico separador também pode servir para preparar dentes para restaurações interproximais, no restabelecimento do ponto de contato entre dentes vizinhos.

Outra utilidade é no diagnóstico de cárie na face de contato entre os dentes da mesma arcada.
 
O elástico separador pode ser aplicado pelo profissinal com pinças ou alicates ou mais comumente, com fio dental.
ele provoca dor nos 3 primeiros dias e a partir daí já cumpre a função de separar os dentes, embora possa ficar mais tempo no local.
A recomendação para o paciente é que não passe o fio dental, nem palito de dentes no separador para não desloca-lo até o retorno ao dentista.
Alguns pacientes acham esse dispositivo muito incômodo, relatando ser uma das piores coisas pra quem usa aparelho enfrentar, embora o separador de borracha nas versões atuais seja uma evolução quando comparado aos fios de latão utilizados antigamente!
 

 

Assista aqui como se coloca um separador:

From → Uncategorized

77 Comentários
  1. Ana permalink

    Mês que vem vou colocar o separador nos molares inferior, e após 4 dias, voltarei para a manutenção, gostaria de saber, se nessa manutenção, eu já vou colocar as bandas, ou tenho que esperar mais tempo com o separador. Dói muito? Quando tempo?
    Obrigada pela atenção, bjs.

    • ANA,
      NORMALMENTE APÓS O SEPARADOR VC COLOCA LOGO AS BANDAS A NÃO SER QUE VC VÁ USAR ALGUM APARELHO DO TIPO EXPANSOR QUE APOIA NAS BANDAS, NESSE CASO SUA PRÓXIMA CONSULTA É PRA UMA MOLDAGEM O QUE SIGNIFICA QUE VC VAI CONTINUAR MAIS UM PERÍODO AINDA COM OS SEPARADORES, MAS ISSO É EM MENOS DE 10 % DOS CASOS, O QUE QUER DIZER QUE É PROVAVEL QUE VC VAI SE LIVRAR DESSA FASE DO SEPARADOR…
      BOA SORTE

  2. Nana permalink

    Acabei de colocar o aparelho (quadrihélice + fixo convencional). Confesso que sofri horrores com os separadores. Foi quase uma semana de dor intensa, analgésicos e alimentação reduzida a sorvete (só!), porque a sensação de frio aliviava a dor…

  3. Mariana permalink

    a minha dentista pediu que eu mesma colocasse o meu separador um dia antes de eu ir colocar o anel. como faço isso? quais sao os dentes 16 e 26?

    • olá Mari , vocÊ pega dois pedassos de fio dental e colocas nas borrachas os dentes 16 & 26 são os dois ultimos de cada lado da boca pega o fio dental sobre a borravha e enfia ate ficar

      espero ter ajudado booa soorte ;**

  4. Olá pessoal eu vou por o aparelho fixo amanha e estou com os elásticos mais tenho medo de pinsas alicates…

  5. Melissa permalink

    Coloquei ontem esse elástico separador, e está doendo muito não vejo a hora de passar

  6. flávia fernanda permalink

    eu estou com esses separadores,estou sentindo muita dor e não consigo morder…parece q os dentes estão moles e sem força….

  7. Vivi simões permalink

    concordo com a flávia fernanda eu coloquei na quinta vou fica ate o dia 22 a não ser se caia antes e dores intensa e olha que e a segunda vez que eu coloco porque da ultima vez, que coloquei fiquei mt doende devido ter se alimentado pouco, ai tirei .

  8. Vivi simões permalink

    concordo com a flávia fernanda eu coloquei na quinta vou fica ate o dia 22 a não ser se caia antes e dores intensa e olha que e a segunda vez que eu coloco porque da ultima vez, que coloquei fiquei mt doende devido ter se alimentado pouco, ai tirei . ai agora coloquei denovo ta menos dolorozo mais mesmo assim incomoda muito

  9. Priscila permalink

    Coloquei esses separadores hoje,ja ta começando a doerr,affs,ñ vejo a hora de tirar isso logo!!
    Tenho consulta segunda,será q nesse dia irei tirar o separador e colocar o Anel?

  10. Laine permalink

    MEU DEUS!!! ISSO É HORRIVEL, COLOQUEI SEXTA E AINDA ESTOU, FICO ATÉ TERÇA PARA COLOCAR AS BANDAS, NÃO AGUENTO DE TANTA DOR, NÃO CONSIGO COMER DIREITO ATÉ OS DENTES DE BAIXO TA DOENDO.

  11. fernanda permalink

    colokei quinta e ate agora ta doendo nem consigo mastigar mau ruim isso vo ter que ficar ate dia 2 me ferre

  12. fernanda permalink

    coloquei o separador mes passado e agora coloquei a banda,nos primeiros dias o elastico separador doe msm,oq ta encomodando um pouco eh a banda

  13. alexandre permalink

    ai galera .. depois desses comentarios ai , eu estou ficando com muito medo coloco o meu elástico separador amanha ……
    muito medo me desejam boa sorte ……. boa noite
    amanha eu volto para falar como estou me sentindo.

  14. Débora permalink

    Coloquei hj o elastico separador so q ja caiu?devo voltar p recolocar?

    • Alguns dentistas dão essa recomendação, outros indicam nada fazer e esperar a data da px consulta, sugiro que ligues… Boa sorte!

  15. Larissa Azevedo permalink

    Esses separadores me dão uma agonia!

  16. Cida permalink

    estou com fios de latão, pois os elasticos não entraram nos meus dentes. ficarei com eles 7 dias, garanto q sofri bem mais do q colocar elasticos, mas agora ja acostumei, nem dói mais.

    • Fio de latão era muito usado antigamente, o uso atualmente restringe-se a casos como o seu, em que é impossível coloca-los. De qualquer forma ambos acabam fazendo o mesmo efeito: afastar os dentes criando espaço entre eles! abraço

  17. Nossa botei ontem os separadores eh horrivel n to conseguindo comer nads …ainda bem qe terça tiro i boto o anel!!

  18. gente botei aparelho mes passado sera q esse mes ja boto embaixo???

  19. galera, nao podemos reclamar de dor, pq no final tudo vai dar certo ! sorriso perfeito.. eu estou com as bandas ainda, vou ter q arrancar dois dentes para por o aparelho.. mas eu sei q estou fazendo isso para daqui uns 3 anos eu esteje com um sorriso perfeito 😉

    • Daniele permalink

      a podemos sim rsrs
      mesmo que depois vai dar tudo certo
      é inritante

  20. fernando permalink

    gente coloquei num dia atarde e no outro dia ja coloquei o anel e o aparelho na parte de cima o meu nao doeu nada, comi normal,, mas quando fui colocar o anel de um lado teve que da uma raspada no dente, isso é normal? pode causar algum dano ao dente? emfim é meu primeiro dia com o aparelho ta meio incomodo mas nao dou nada pra colocar ele hehe , so ta ruim pra comer coisa duras (carne) adoro !!! to com a sensacao que meus dentes nao ta se encaixando, sera que é normal ? valeu galera espero ter ajudado um poko

  21. Fernanda permalink

    Coloquei os separadores hoje, ñ dou nada, e segunda Feira vou colocar o aparelho.

  22. Maria Rutiele permalink

    Eu fiquei soh 2 dias com separador e nao doeu nada ! Soh o que ta incomodando sao as bandas :C
    Fico um pouco de cimento nos meus dentes, mas me disseram que ele sai com o tempo.
    Fora isso é normal um ferro que fica perto da lingua (um ferrinho da banda)machucar a lingua e fazer feridas ? eu ja to com aparelho a 3 meses e so agora coloquei a banda e esse ferro que incomoda fica do lado de tras dos dentes .

  23. toou com os elásticos separadores desde ontem , confeço que é horrivel não comi nada e mal conssegui dormir de 4 elaásticos entro apenas 3 e agora o outro vai ter que entra forçado ?

    • Às vezes quando o elástico não entra pode ser indicativo de presença de cárie tártaro ou até alguma imperfeições na restauração entre um dente e outro. Nestes casos , primeiro o dentista irá regularizar a situação. … mas cada caso é um caso…

  24. Renata permalink

    Boa tarde…
    Coloqyei os separedores em uma quinta e no sábado coloquei as bandas, no início dói bastante, mas depois vc só sente um pequeno incomodo.

  25. Eu não senti dor com os separadores , eu senti um incomodo muito grande, mais dor mesmo eu não senti, não precisei de tomar remédio pra dor .. Mais esse anéis eu vou te contar , machucam muito a boca , corta muita a boca por dentro !

  26. eduardosq permalink

    Coloquei os separados na sexta feira,hj faz 3 dias e é chato o incômodo,mais da pra aguentar uma semana, vou colocar aparelho pra poder fazer a cirurgia ortognatica daqui a 2 anos no máximo, o pior ainda está por vir, mais pela saúde vale todo sacrifício,abraços a todos.

  27. lennaalves permalink

    coloquei o meu separador hoje ,so senti dor na hora que coloquei vamos ver daqui pra frente ,ja se passaram 3 horas que coloquei e ate agora nada de dor

    • Luana Carvalho permalink

      No dia que coloquei fui pra um show aqui em Salvador e bebi todas…rss…não senti essa dor toda que o povo fala não.

  28. emmanuelly permalink

    uso aparelho e ja tenho duas bandas nos dentes de cima e mais dois em baixo e agora vou ter que colocar mais duas bandas e baixo totalizando seis bandas!isso e normal?e pra que tantas?por favor me responda!

    • Geralmente as bandas ou anéis servem somente para “segurar” ou apoiar os suportes daqueles dentes nos quais elas estao posicionadas
      Alguns desses suportes poderiam muito bem serem colados como nos dentes da frente
      Porém seu dentista colocou as bandas pois normalmente nos dentes do fundo da boca
      Os suportes reecebem muita força de mastigação e acabam descolando muito se forem apenas colados….

  29. Thais permalink

    Coloquei ontem de manha e ja nao consegui jantar ontem de tanta dor, tomei dipirona mas nao adiantou. Senti dor a noite toda. O que devo tomar para aliviara dor?

    • Tem que ter paciência pois se trata mais de incomodo do que dor propriamente
      Portanto só passa mais quando os tecidos se acomodarem (apos 3 dias normalmente)

  30. Erika permalink

    Vou colocar o separador amanha,será o dentista já manta o aparelho quando for colocar a banda?

  31. Ana caroline permalink

    Boa noite! Gostaria de saber se posso colocar os sepradores e o a parte de cima do aparelho no mesmo dia…
    obrigado

  32. Francine permalink

    O que dizer dos separadores, é horrível se querem saber, é a pior parte do tratamento , só estou com separadores, não coloquei nenhum aparelho, vou ficar com ele 7 dias e hoje recém é o terceiro e dói muito mesmo, não da para comer, até para beber água e falar dói . Vou colocar o aparelho hyrax e acredito que vai doer mais ainda, mas vale a pena sentir essa dor que toma conta da gente.

  33. Banda não deve ficar solta na próxima consulta peça para seu dentista verificar

  34. Josiane permalink

    coloquei hoje os espasadores é um caiu logo q cheguei em casa ,terei q voltar ao dentista para colocar de novo?

  35. Luana Carvalho permalink

    Coloquei os separadores segunda passada, hj faz 10 dias que estou com eles, mas ao contrários de alguns aqui não sofri muito de dor não, nos primeiros dias que senti um incomodo e não pude comer nada, só fiquei a base de sopa, mas não é esse bicho de sete cabeças não. Segunda que vem colocarei as bandas, vamos ver se dói de verdade rs.
    Pra quem vai colocar, vá com fé, pense no resultado depois e se jogue!!

  36. tbm vou ter que colocar o separador dia 05

  37. também vou ter que colocar o separador dia 05 05 14

    • leticia permalink

      Ja coloquei o aparelho e coloquei os separador coloquei em cima coloquei dois separador de um lado e dois do outro nas primeiras horas de ter colocado nem doi mais depis e uma dor inssuportavel coloquei ontem e vo tira daqui 3dias tomei remedio e nao ajudo em nada nem conssigui durmi direito

  38. Vitória permalink

    Nossaaaa, eu coloquei os separados hje, e doi muito. Hoje é quinta e eu vo tirar so segunda para colocar o aparelho..
    Chega segunda logooo

  39. Vitória permalink

    Então vai ficar doendo durante 3 dias?

  40. Jefferson Duarte permalink

    Olá! Eu fui ao dentista e ela me colocou três elasticos separadores na parte superior.. Mas ela não me colocou a outra por causa da restaração, creio eu que seja por excesso de restauração, porque eu não estava conseguindo passar o fio dental entre eles..! Porém ela não me disse nada oque eu tinha que fazer , nem oque ela ia fazer .. Só disse que terça agora ela iria colocar as bandas! Ai minha pergunta fica : O que ela deve fazer ? Como ela ira colocar a banda ? Obs: Coloquei os separadores terça dia 22/07 , retornarei dia 29/07 na proxima terça agora!!

  41. vanessa gonçalves da rosa permalink

    Coloquei os separadores hoje,nao estou sentindo dor nenhuma,apenas um incomodo,da um parecer que tem comidas agarradas entre os dentes. AFF! Mas somente isso.

  42. Rafaela permalink

    coloquei so o aparelho sem o anel e o separado é normal

  43. nunca senti tanta dor com esses separadores.. nem quando arranquei os últimos dentes… não consegui comer nada!!

  44. Oi eu uso aparelho a 2 meses mais ou menos e colocar não doi nada, os separadores que é pra quem vai colocar anel não doi na hora de colocar, e depois tb não eu só usei um dia, já o anel não doi o que doi são as bandas mais é rápido e se vc ficar tranquila não vai doer confie na dentista.
    Ahhh e tirar o aparelho não doi nada só o anel que doi um trisco pq está colado quer uma dica nunca olhe para a luz azul eu acho q ela ti deixa mais nervoso (a).
    Bjs bom aparelho

  45. depois do separador eu coloco a banda e depois da banda

  46. eu estou com os separadores e vou por a banda e depois da banda vem o que

  47. Cecilia permalink

    Ola, ontem fui ao dentista para colocar o separador, dai eu coloquei, mais tinha um que esta solto dms, e quando eu fui escovar os dentes caiu, isso pode causar algum problema? o que devo fazer ?

  48. Cecilia permalink

    A dentista não colocou certo, ela so deixou pensurado, iae quando eu fui escovar os dentes um dos separadores saiu ? o que devo fazer ?

  49. Cecilia permalink

    Eu terei algum problema se eu n voltar la agora ?

    • Normalmente o elástico separador pode cair após cumprir sua função então se caiu por conta de ter afastado os dentes pode ser que ja dê espaço pra colocar o anel!

      • Cecilia permalink

        Ela não tinha colocado direito o separador, ai caiu, estou muito preocupada com isso .

  50. Marie permalink

    Olá! Minha dentista vai colocar as bandas amanhã, mas o resto do aparelho só em Abril. Isso é normal? Não deveria ser mais próximo o tempo de um do outro?

  51. sheila permalink

    Eu adorei as resposta , me ajudou muito. Mais então eu q saber se é realmente recomendado arrancar algum dente ex:premolar ? para colocar aparelho, fc preocupada pois, fc com buraco na boca, ñ seria o certo arrancar o de tras. desde já agradeço!!

    • Olha sheila isso é uma dúvida muito frequente vou até fazer um post sobre isso em breve. .. mas te adianto logo que extrações dos dentes de trás nao liberam espaço para alinharmos os dentes da frente ou recuarmos eles devido à distância. Por isso indicamos mais extração de pre molares!

  52. Minha dentista disse que eu não preciso colocar separador/espaçador… Achei estranho. É verdade que nem todos precisam colocar?

  53. laiara permalink

    coloquei as borrachinhas separadoras a algumas semanas e tirei ontem, mas a dentista não colocou nada no lugar, isso não vai fazer com que os dentes voltem a ficar como eram antes?

  54. emily vitoria permalink

    coloquei isso hoje de manha
    doi um pouco

  55. Eu não aguentei e tirei os separados de dente..Pode?

  56. Eliane permalink

    Boa tarde, todos as pessoas que usa aparelho dentário fixo é necessário usar o Separador ou isso depende de cada caso, já estou com medo😭😭😭😭😭😭

  57. Kauan permalink

    Doe pra caramba

  58. Maah Soares permalink

    Eu estou com os separadores em um lado e essa banda no outro e confesso que a banda que dói mas pq machuca a bochecha demais e os separadores doeram só no primeiro dia tomei dipirona parou agora a minha bochecha dói de mais

Deixe um comentário