Pular para o conteúdo

elástico separador – essencial para bandas ou anéis ortodônticos

31 de agosto de 2011

Elástico separador é uma argola de borracha que serve para afastar dentes vizinhos.

 

O espaço criado entre os dentes serve para colocar anel ou banda ortodôntica, veja foto:

a banda ortodôntica
Anel ou banda serve para apoiar a peça do aparelho

O elástico separador também pode servir para preparar dentes para restaurações interproximais, no restabelecimento do ponto de contato entre dentes vizinhos.

Outra utilidade é no diagnóstico de cárie na face de contato entre os dentes da mesma arcada.
 
O elástico separador pode ser aplicado pelo profissinal com pinças ou alicates ou mais comumente, com fio dental.
ele provoca dor nos 3 primeiros dias e a partir daí já cumpre a função de separar os dentes, embora possa ficar mais tempo no local.
A recomendação para o paciente é que não passe o fio dental, nem palito de dentes no separador para não desloca-lo até o retorno ao dentista.
Alguns pacientes acham esse dispositivo muito incômodo, relatando ser uma das piores coisas pra quem usa aparelho enfrentar, embora o separador de borracha nas versões atuais seja uma evolução quando comparado aos fios de latão utilizados antigamente!
 

 

From → Uncategorized

41 Comentários
  1. Mês que vem vou colocar o separador nos molares inferior, e após 4 dias, voltarei para a manutenção, gostaria de saber, se nessa manutenção, eu já vou colocar as bandas, ou tenho que esperar mais tempo com o separador. Dói muito? Quando tempo?
    Obrigada pela atenção, bjs.

    • ANA,
      NORMALMENTE APÓS O SEPARADOR VC COLOCA LOGO AS BANDAS A NÃO SER QUE VC VÁ USAR ALGUM APARELHO DO TIPO EXPANSOR QUE APOIA NAS BANDAS, NESSE CASO SUA PRÓXIMA CONSULTA É PRA UMA MOLDAGEM O QUE SIGNIFICA QUE VC VAI CONTINUAR MAIS UM PERÍODO AINDA COM OS SEPARADORES, MAS ISSO É EM MENOS DE 10 % DOS CASOS, O QUE QUER DIZER QUE É PROVAVEL QUE VC VAI SE LIVRAR DESSA FASE DO SEPARADOR…
      BOA SORTE

  2. Acabei de colocar o aparelho (quadrihélice + fixo convencional). Confesso que sofri horrores com os separadores. Foi quase uma semana de dor intensa, analgésicos e alimentação reduzida a sorvete (só!), porque a sensação de frio aliviava a dor…

  3. Mariana Link Permanente

    a minha dentista pediu que eu mesma colocasse o meu separador um dia antes de eu ir colocar o anel. como faço isso? quais sao os dentes 16 e 26?

    • olá Mari , vocÊ pega dois pedassos de fio dental e colocas nas borrachas os dentes 16 & 26 são os dois ultimos de cada lado da boca pega o fio dental sobre a borravha e enfia ate ficar

      espero ter ajudado booa soorte ;**

  4. Olá pessoal eu vou por o aparelho fixo amanha e estou com os elásticos mais tenho medo de pinsas alicates…

  5. Melissa Link Permanente

    Coloquei ontem esse elástico separador, e está doendo muito não vejo a hora de passar

  6. flávia fernanda Link Permanente

    eu estou com esses separadores,estou sentindo muita dor e não consigo morder…parece q os dentes estão moles e sem força….

  7. Vivi simões Link Permanente

    concordo com a flávia fernanda eu coloquei na quinta vou fica ate o dia 22 a não ser se caia antes e dores intensa e olha que e a segunda vez que eu coloco porque da ultima vez, que coloquei fiquei mt doende devido ter se alimentado pouco, ai tirei .

  8. Vivi simões Link Permanente

    concordo com a flávia fernanda eu coloquei na quinta vou fica ate o dia 22 a não ser se caia antes e dores intensa e olha que e a segunda vez que eu coloco porque da ultima vez, que coloquei fiquei mt doende devido ter se alimentado pouco, ai tirei . ai agora coloquei denovo ta menos dolorozo mais mesmo assim incomoda muito

  9. Priscila Link Permanente

    Coloquei esses separadores hoje,ja ta começando a doerr,affs,ñ vejo a hora de tirar isso logo!!
    Tenho consulta segunda,será q nesse dia irei tirar o separador e colocar o Anel?

  10. MEU DEUS!!! ISSO É HORRIVEL, COLOQUEI SEXTA E AINDA ESTOU, FICO ATÉ TERÇA PARA COLOCAR AS BANDAS, NÃO AGUENTO DE TANTA DOR, NÃO CONSIGO COMER DIREITO ATÉ OS DENTES DE BAIXO TA DOENDO.

  11. fernanda Link Permanente

    colokei quinta e ate agora ta doendo nem consigo mastigar mau ruim isso vo ter que ficar ate dia 2 me ferre

  12. fernanda Link Permanente

    coloquei o separador mes passado e agora coloquei a banda,nos primeiros dias o elastico separador doe msm,oq ta encomodando um pouco eh a banda

  13. alexandre Link Permanente

    ai galera .. depois desses comentarios ai , eu estou ficando com muito medo coloco o meu elástico separador amanha ……
    muito medo me desejam boa sorte ……. boa noite
    amanha eu volto para falar como estou me sentindo.

  14. Débora Link Permanente

    Coloquei hj o elastico separador so q ja caiu?devo voltar p recolocar?

  15. Larissa Azevedo Link Permanente

    Esses separadores me dão uma agonia!

  16. estou com fios de latão, pois os elasticos não entraram nos meus dentes. ficarei com eles 7 dias, garanto q sofri bem mais do q colocar elasticos, mas agora ja acostumei, nem dói mais.

    • Fio de latão era muito usado antigamente, o uso atualmente restringe-se a casos como o seu, em que é impossível coloca-los. De qualquer forma ambos acabam fazendo o mesmo efeito: afastar os dentes criando espaço entre eles! abraço

  17. Nossa botei ontem os separadores eh horrivel n to conseguindo comer nads …ainda bem qe terça tiro i boto o anel!!

  18. gente botei aparelho mes passado sera q esse mes ja boto embaixo???

  19. galera, nao podemos reclamar de dor, pq no final tudo vai dar certo ! sorriso perfeito.. eu estou com as bandas ainda, vou ter q arrancar dois dentes para por o aparelho.. mas eu sei q estou fazendo isso para daqui uns 3 anos eu esteje com um sorriso perfeito ;)

  20. fernando Link Permanente

    gente coloquei num dia atarde e no outro dia ja coloquei o anel e o aparelho na parte de cima o meu nao doeu nada, comi normal,, mas quando fui colocar o anel de um lado teve que da uma raspada no dente, isso é normal? pode causar algum dano ao dente? emfim é meu primeiro dia com o aparelho ta meio incomodo mas nao dou nada pra colocar ele hehe , so ta ruim pra comer coisa duras (carne) adoro !!! to com a sensacao que meus dentes nao ta se encaixando, sera que é normal ? valeu galera espero ter ajudado um poko

  21. Fernanda Link Permanente

    Coloquei os separadores hoje, ñ dou nada, e segunda Feira vou colocar o aparelho.

  22. Maria Rutiele Link Permanente

    Eu fiquei soh 2 dias com separador e nao doeu nada ! Soh o que ta incomodando sao as bandas :C
    Fico um pouco de cimento nos meus dentes, mas me disseram que ele sai com o tempo.
    Fora isso é normal um ferro que fica perto da lingua (um ferrinho da banda)machucar a lingua e fazer feridas ? eu ja to com aparelho a 3 meses e so agora coloquei a banda e esse ferro que incomoda fica do lado de tras dos dentes .

  23. toou com os elásticos separadores desde ontem , confeço que é horrivel não comi nada e mal conssegui dormir de 4 elaásticos entro apenas 3 e agora o outro vai ter que entra forçado ?

    • Às vezes quando o elástico não entra pode ser indicativo de presença de cárie tártaro ou até alguma imperfeições na restauração entre um dente e outro. Nestes casos , primeiro o dentista irá regularizar a situação. … mas cada caso é um caso…

  24. Boa tarde…
    Coloqyei os separedores em uma quinta e no sábado coloquei as bandas, no início dói bastante, mas depois vc só sente um pequeno incomodo.

  25. Eu não senti dor com os separadores , eu senti um incomodo muito grande, mais dor mesmo eu não senti, não precisei de tomar remédio pra dor .. Mais esse anéis eu vou te contar , machucam muito a boca , corta muita a boca por dentro !

  26. eduardosq Link Permanente

    Coloquei os separados na sexta feira,hj faz 3 dias e é chato o incômodo,mais da pra aguentar uma semana, vou colocar aparelho pra poder fazer a cirurgia ortognatica daqui a 2 anos no máximo, o pior ainda está por vir, mais pela saúde vale todo sacrifício,abraços a todos.

  27. lennaalves Link Permanente

    coloquei o meu separador hoje ,so senti dor na hora que coloquei vamos ver daqui pra frente ,ja se passaram 3 horas que coloquei e ate agora nada de dor

  28. emmanuelly Link Permanente

    uso aparelho e ja tenho duas bandas nos dentes de cima e mais dois em baixo e agora vou ter que colocar mais duas bandas e baixo totalizando seis bandas!isso e normal?e pra que tantas?por favor me responda!

    • Geralmente as bandas ou anéis servem somente para “segurar” ou apoiar os suportes daqueles dentes nos quais elas estao posicionadas
      Alguns desses suportes poderiam muito bem serem colados como nos dentes da frente
      Porém seu dentista colocou as bandas pois normalmente nos dentes do fundo da boca
      Os suportes reecebem muita força de mastigação e acabam descolando muito se forem apenas colados….

  29. Ana caroline Link Permanente

    Boa noite! Gostaria de saber se posso colocar os sepradores e o a parte de cima do aparelho no mesmo dia…
    obrigado

  30. Francine Link Permanente

    O que dizer dos separadores, é horrível se querem saber, é a pior parte do tratamento , só estou com separadores, não coloquei nenhum aparelho, vou ficar com ele 7 dias e hoje recém é o terceiro e dói muito mesmo, não da para comer, até para beber água e falar dói . Vou colocar o aparelho hyrax e acredito que vai doer mais ainda, mas vale a pena sentir essa dor que toma conta da gente.

  31. Banda não deve ficar solta na próxima consulta peça para seu dentista verificar

  32. também vou ter que colocar o separador dia 05 05 14

  33. Pode ser q haja tártaro gengivite ou cárie no local, isto inflama a região. .. procure seu dentista pois uma certa dor é normal uma dor muito grande pode não ser

  34. Tem que ter paciência pois se trata mais de incomodo do que dor propriamente
    Portanto só passa mais quando os tecidos se acomodarem (apos 3 dias normalmente)

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 174 outros seguidores

