Pular para o conteúdo

IMPLANTES DENTÁRIOS: o que são?

1 de julho de 2020

Implante Dentário é uma forma de se repor dentes perdidos. Na verdade é a técnica que melhor repõe dentes perdidos pelo fato de que esta reposição muito se assemelha, estruturalmente, ao dente natural.

Podemos repor um elemento dentário por próteses removíveis ou fixas. O implante dentário está enquadrado como um método de prótese fixa para reposição de dentes.

Para compreender bem, precisamos lembrar que um dente qualquer pode ser dividido em duas partes: raiz e coroa. A raiz está abaixo da linha da gengiva e é responsável por prender o dente no osso maxilar, a coroa nada mais é do que a parte do dente que fica visível, acima da linha da gengiva.

Geralmente, quando a coroa do dente se perde (por uma carie por exemplo), ainda sobra a raiz daquele dente para poder servir de base para que o dentista consiga construir uma coroa artificial, uma coroa de porcelana. Neste caso, o dentista faz um tratamento de canal no dente para conseguir reforçar a raiz com um pino e, em cima desse pino, pode ser presa uma coroa protética (ou coroa de porcelana).

Pois bem, há casos em que a raiz está fragilizada de forma a não ser possível sua recuperação. É aí que entra a técnica de implante dental.

Portanto, implante dentário nada mais é do que uma raiz dentaria artificial. Ou seja, o dentista vai precisar remover a raiz do seu dente e colocar um parafuso de titânio no lugar. Esse parafuso fica no lugar da raiz (abaixo da linha da gengiva) e vai servir para prender uma coroa artificial de porcelana.

Então podemos ter dois tipos de coroas artificiais a coroa sobre raiz natural ou a coroa sobre implante.

Deixe um comentário

Deixe um comentário